Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde


O Programa de Mestrado/Doutorado em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, sujeito à regulamentação e avaliação por esta agência federal; e tem por objetivo a formação e capacitação de pessoal em pesquisa científica em três Áreas de Concentração: Medicina Celular e Molecular, Investigação Clínica e Saúde Coletiva; sendo que cada Área de Concentração apresenta várias Linhas de Pesquisa com Professores orientadores credenciados pela Comissão de Pós-graduação (CPG).

No Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde, pretende-se pela imersão na pesquisa, formar a longo prazo um pesquisador. O título de mestre obtido no curso de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde reconhecido e avaliado pela CAPES, credenciado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministro de Estado da Educação tem validade nacional.
 
Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Prof. Dr. Jaques Waisberg
Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Profa. Dra. Bianca Bianco

A seleção do Mestrado ocorre por meio de entrevista, onde deverá ser apresentado o projeto do aluno e o cronograma de atividades.
A seleção para alunos de Doutorado é feita por meio de entrevista e são exigidos como critérios mínimos: ter concluído o Mestrado em programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES e ter publicado o resultado de sua Dissertação de Mestrado ou, ao menos 1 (um) artigo científico em periódico com seletiva política editorial (Medline/Pubmed) de assunto correlacionado a Dissertação de Mestrado, ou ao menos 1 (um) artigo científico em periódico com seletiva política editorial (Medline/Pubmed) como primeiro autor.
A seleção para alunos de Doutorado Direto ocorre também por meio de entrevista e são exigidos ao menos 2 (dois) artigos científicos em periódico com seletiva política  editorial (B1 ou superior, de acordo com a classificação Qualis-CAPES vigente) como primeiro autor ou autor sênior, publicados nos últimos cinco anos, e proficiência na Língua Inglesa. Os alunos que desejarem matricular-se no Doutorado Direto deverão apresentar o projeto, cópia do currículo Lattes atualizado e carta com justificativa da solicitação assinada pelo aluno e seu orientador.
A passagem de Mestrado para Doutorado direto deverá respeitar o prazo máximo de 18 meses do início do curso.
O Pós-Doutorado na Faculdade de Medicina do ABC é um programa de pesquisa realizado por portadores de título de doutor, sob a supervisão de um docente credenciado como orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.

INFORMAÇÕES NA SECRETARIA DO CELP
Secretária: Ranielle Bezerra
Horários de funcionamento: das 8h – 12h
14h – 18h
Tel.: (88) 3571.1814
(88) 98841.9727 – 99723.9494 – 99805.1343 (whatzapp)
E-mail:  contato@celp.org.br

Rua Catulo da Paixão Cearense, 135
Edifício Central Park – Sala 2, Triângulo
CEP: 63032-040 – Juazeiro do Norte – Ceará

*ORIENTADORES
O aluno deverá escolher um dos professores ORIENTADORES credenciados do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da FMABC para ser o responsável pela orientação do desenvolvimento do seu projeto de pesquisa.
O orientador poderá indicar um co-orientador da própria FMABC ou mesmo de Instituição externa (nacional ou internacional). Este pedido deverá ser formalizado à CPG para análise e aprovação.

*CALENDÁRIO DE AULAS
*As aulas do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da FMABC acontecem em 4 encontros anuais, 2 em Juazeiro do Norte (Março/ Agosto) e 2 em São Paulo (Junho/ Novembro). As disciplinas são divulgadas pela secretaria de Pós-Graduação. Cada disciplina obrigatória ou eletiva estará associada ao número de créditos, considerando-se que a cada 10 horas-aula corresponderão a uma unidade de crédito. As inscrições para as disciplinas (obrigatórias e optativas) são abertas semestralmente.
Para ser aprovado, o aluno deverá ter presença mínima de 75% nas atividades das disciplinas ministradas pelo Programa. O aluno com presença inferior a 75% será reprovado e deverá cursar novamente a disciplina, independente de sua média em provas ou outros tipos de avaliação.
O aproveitamento em cada disciplina é expresso por graus de acordo com a seguinte escala:
A – Excelente, com direito aos créditos (média final superior a 9,0)
B – Bom, com direito aos créditos (média final de 8,0 a 8,9)
C – Regular, com direito aos créditos (média final de 7,0 a 7,9)
D – Insuficiente (não aprovado), sem direito aos créditos (média inferior a 7,0) ou menos de 75% de presença, independente da média obtida.