Mestrado em Administração


PPGA- Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

USCSCELP

O que é um mestrado acadêmico?
O mestrado acadêmico é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado, voltada para o ensino e a pesquisa. Oferece o título de mestre em determinado campo do saber. Na maioria das vezes serve como ingresso na vida docente.
O mestrado acadêmico, por sua vez, enfatiza a pesquisa acadêmica, voltada ao desenvolvimento de conhecimentos que contribuam para aumentar ou aprofundar temas relevantes para a sociedade.
É o caso dos estudos de gênero, das análises políticas e da evolução das sociedades. O mestrando tem a oportunidade de aportar novos olhares, incrementar pontos de vista e até contestar teorias amplamente difundidas, deixando sua marca no universo acadêmico e investigativo.
Uma das vantagens do mestrado acadêmico é preparar o estudante de pós-graduação para continuar no meio acadêmico, isto é, ser um pesquisador e um docente de nível superior.
Trata-se de uma enorme responsabilidade, afinal, o mestre que segue pelo viés acadêmico terá a missão de formar novos profissionais, sejam eles graduandos ou pós-graduandos.
Além de repassar conhecimento aplicado, ele deve desenvolver habilidades didáticas que facilitem a transmissão de conhecimento, instigando seus alunos a avançarem em suas pesquisas.

Mestrado Acadêmico em Administração
O Mestrado Acadêmico em Administração é aprovado pela CAPES com NOTA 4 e tem além do reconhecimento desse importante órgão avaliador nacional, a consolidação do PPGA-USCS que pode ser notada, também, a partir dos mestres e doutores por ele titulados, bem como por sua significativa produção científica, gerada ao longo de seus anos de existência..
O Programa de Mestrado em Administração – PPGA-USCS, tem como objetivo contribuir com o aperfeiçoamento e qualificação de recursos humanos para a docência na região. Inserida num cenário de avanço da globalização, contribui para uma ampla reestruturação da gestão das organizações, seja na gestão da produção, na gestão de pessoas, na gestão de recursos materiais e financeiros, seja na forma de relacionamento com outras organizações, seja, ainda, na gestão das políticas e programas públicos e, mais amplamente, na discussão do desenvolvimento local/regional com os diferentes atores presentes no território, em atuações a partir de Redes Organizacionais.
Nesse sentido, a Proposta do Programa de Pós-graduação em Administração incorpora o tema Regionalidade em sua área de concentração, em paralelo ao tema Gestão. Os estudos buscam contemplar a questão da gestão das e nas organizações, da mesma forma como atenta para a “consciência regional” e a “identidade regional” no contexto das pesquisas em Administração.

Objetivo Geral
O PPGA da USCS objetiva formar docentes e pesquisadores com elevada qualificação para ensinar, produzir e publicar pesquisas que contribuam para o desenvolvimento acadêmico das áreas de Gestão e Regionalidade e para a evolução da sociedade, por meio de sua disseminação em canais de divulgação científicos – como periódicos e eventos, em outros canais não científicos de comunicação impressa e eletrônica, bem como por meio da realização de atividades de inserção social e solidariedade, de internacionalização da produção docente e discente.

Objetivos Específicos
1. Transferir e debater conhecimentos acadêmicos com base em uma matriz curricular integrada composta por temas estruturantes e de fronteira e em um quadro de docentes experientes e reconhecidos, inclusive na graduação e no Ensino Fundamental e Médio. (ENSINO).
2. Criar condições para a produção de novos conhecimentos por meio do desenvolvimento de pesquisas e publicações de impacto significativo, de infraestrutura física adequada, de integração com organizações nacionais e internacionais de ensino, do fortalecimento de vínculos com agências públicas de fomento, da organização e participação em eventos e cooperação solidária com outros programas de pós-graduação, tanto locais como de outras regiões. (PESQUISA).
3. Produzir e disseminar resultados de pesquisas que contribuam efetivamente para o desenvolvimento de organizações privadas, públicas e do terceiro setor que estimulem iniciativas derivadas da “identidade regional” com base nas linhas de pesquisa sobre Gestão para o Desenvolvimento e Regionalidade, Gestão Organizacional, Redes Organizacionais e Inovação. (CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE)
4. Aplicar os resultados das pesquisas como contribuição efetiva para a sociedade – organizações púbicas e não governamentais, organizações da educação básica e do ensino superior, organizações de saúde, organizações do setor produtivo por meio de atividades de extensão/inserção social.

A área de concentração do PPGA é Gestão e Regionalidade, contando com três linhas de pesquisa:

LINHAS DE PESQUISA E PROJETOS
O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração tem como área de concentração o conjunto de saberes relacionados à Gestão e Regionalidade e é constituído por três Linhas de Pesquisas:
1 – Gestão para o Desenvolvimento e Regionalidade;
2 – Gestão Organizacional;
3 – Redes Organizacionais e Inovação.

Em cada uma delas são desenvolvidos trabalhos que convergem para o objetivo central do Programa de Pós-graduação em Administração da USCS, constituído inicialmente para “contribuir com o aperfeiçoamento e qualificação de recursos humanos para a docência na região”. Visa oferecer contribuições efetivas em três direções: econômica, social e intelectual, mantendo-se a concentração em Gestão e Regionalidade, mas considerando-se que os conceitos de região e regionalidade, ganham contornos nacionais, sendo a região representada pela pesquisa de campo realizada em diversos estados da Federação e contornos internacionais, com pesquisas em outras regiões para além do Brasil.
Como resultado da convergência das pesquisas para às áreas temáticas de Gestão e Regionalidade, são destacados a seguir os objetivos e projetos de cada linha de pesquisa, observando-se a situação atual do Programa.

L1: Gestão para o Desenvolvimento e Regionalidade
Esta Linha de Pesquisa reúne trabalhos sobre gestão para o desenvolvimento sustentável e prioriza temas relacionados às políticas públicas, empresas, segmentos da sociedade civil e outras organizações, que se articulam para o estudo dos fenômenos regionais, contribuindo para o fortalecimento da consciência regional.
As pesquisas desenvolvidas no PPGA-USCS envolvem os setores privado, público e terceiro setor, no contexto multidimensional da gestão: estratégias, políticas, estrutura, pessoas, processos, sistemas, redes de negócios, sustentabilidade, inovação e resultado/desempenho, em total coerência entre a proposta do projeto, as disciplinas ministradas e as pesquisas desenvolvidas. Os aspectos relativos à regionalidade, entendida como identidade regional, envolvem as dimensões: administrativa, econômica, ambiental, política, social, educacional, cultural e geográfica. Envolvem, ainda, questões acerca de regiões e territórios.

A Linha 1: Gestão para o Desenvolvimento e Regionalidade
As pesquisas desenvolvidas nesta linha tratam de gestão para o desenvolvimento sustentável e priorizam temas relacionados às políticas públicas, empresas, segmentos da sociedade civil e outras organizações, que se articulam para o estudo dos fenômenos regionais, contribuindo para o fortalecimento da consciência e da identidade regional.
Os Eixos Temáticos tratados pela Linha de Pesquisa 1 são: Gestão de Políticas e Ações Regionais; Atuação dos Conselhos Gestores; Processos de Regionalização de Serviços; Organizações do Terceiro Setor; Políticas Intergovernamentais; Parcerias Público- Privadas; Educação, Gestão Educacional e Regionalidade; Gestão para o Desenvolvimento Sustentável; Gestão Ambiental; Educação e Responsabilidade Socioambiental.

A Linha 2: Gestão Organizacional
Esta Linha reúne pesquisas com ênfase em gestão estratégica das organizações e suas áreas funcionais, bem como nos estudos organizacionais contemporâneos.
Os Eixos Temáticos da Linha de Pesquisa 2 são: Gestão de Pessoas; Educação Corporativa; Estratégias; Políticas; Modelos e Indicadores em Gestão de Pessoas; Recrutamento e Seleção; Avaliação de Resultados; Remuneração, Treinamento e Desenvolvimento; Marketing; Comportamento do Consumidor; Aplicações não Convencionais de Marketing; Marketing de Serviços; Marketing Industrial; Estratégias das Organizações; Transformação e Mudanças nas Organizações; Gestão Estratégica; Competitividade Empresarial e Atratividade Setorial; Governança das Organizações; Atuação dos Conselhos Gestores; Finanças; Estratégia Financeira; Gestão de Riscos; Mercado de Capitais; Estudos Organizacionais; Clima e Cultura Organizacional; Gestão Intercultural; Internacionalização; Ética; Identidade Organizacional; Diversidade; Liderança; Conflitos; Comprometimento Organizacional.

A Linha 3: Redes Organizacionais e Inovação
A Linha de Pesquisa 3 é composta pelos eixos temáticos: Redes de Organizacionais; Estratégia e Competitividade em Redes; Governança e Controles Gerenciais em Redes; Sustentabilidade em Operações de Redes; Gestão Econômico-Financeira de Redes; Tipologia de Redes; Análise e Mensuração de Redes; Tecnologia da Informação e Comunicação em Redes; Gestão do Conhecimento e Inovação em Redes; Aprendizagem em Ambientes de Redes; Relacionamentos Interorganizacionais; Marketing Interinstitucional; Redes Sociais; Inovação e Território; Sistemas de Inovação; Políticas de Inovação; Financiamento à Inovação; Inovações Organizacionais; Fontes de Inovação Tecnológica; Estratégias de Inovação Empresarial; Novas Fronteiras Tecnológicas e Desempenho Setorial; Inovação e Competitividade Nacional; Transferência Tecnológica; Modelos e Trajetórias de Inovação; Inovação em Setores Estratégicos.

INSCRIÇÕES ABERTAS

PROCESSO SELETIVO

Conforme edital, as etapas do processo seletivo são: prova escrita, entrevista e análise de curriculum lattes.

DATA PREVISTA LOCAL
INSCRIÇÕES ATÉ 31/10/2018 www.celp.org.br

Sede CELP

VIA SEDEX

PROVA ESCRITA 09/11/2018

11h às 13h

Juazeiro do Norte – CE
ANÁLISE CURRICULUM LATTES

E ENTREVISTA

10 e 11/11/2018

9h-18h

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO 16/11/2018
MATRÍCULA ATÉ 28/11/2018

INFORMAÇÕES NA SECRETARIA DO CELP

Edital: www.celp.org.br

Secretária Ranielly Bezerra

Horários de funcionamento: das 8h – 12h

14h – 18h

Tel.: (88) 3571.1814

(88) 98841.9727 – 99723.9494 – 99805.1343 (whatzapp)

E-mail:  contato@celp.org.br

Rua Catulo da Paixão Cearense, 135

Edifício Central Park – Sala 2, Triângulo

CEP: 63032-040 – Juazeiro do Norte – Ceará

DISCIPLINA 1

Comportamento Organizacional

ELETIVA

DATA PREVISTA: JANEIRO/2019

Semana 1

PERÍODO*
14/01 (Segunda-feira) 8h30-12h30
14h-18h
15/01 (Terça-feira) 8h30-12h30
14h-18h
16/01 (Quarta-feira) 8h30-12h30
14h -18h
17/01 (Quinta-feira) 8h30-12h30
14h -18h
18/01 (Sexta-feira) 8h30-12h30
14h -18h
Atividades Acadêmicas Complementares 20 horas

*Carga horária 60 horas

DISCIPLINA 2

 Metodologia de Pesquisa

OBRIGATÓRIA 

DATA PREVISTA: JULHO/2019

Semana 1

PERÍODO*
08/07 (Segunda-feira) 8h30-12h30
14h-18h
09/07 (Terça-feira) 8h30-12h30
14h-18h
10/07 (Quarta-feira) 8h30-12h30
14h-18h
11/07 (Quinta-feira) 8h30-12h30
14h-18h
12/07 (Sexta-feira) 8h30-12h30
14h-18h
Atividades Acadêmicas Complementares 20  horas

*Carga Horária 60 Horas

DISCIPLINA 3

TOR/M – Teoria Organizacional Moderna e Regionalidade

OBRIGATÓRIA 

DATA PREVISTA: JULHO/2019

Semana 2

PERÍODO*
15/07 (Segunda-feira) 8h30-12h30
14h-18h
16/07 (Terça-feira) 8h30-12h30
14h-18h
17/07 (Quarta-feira) 8h30-12h30
14h-18h
18/07 (Quinta-feira) 8h30-12h30
14h-18h
19/07 (Sexta-feira) 8h30-12h30
14h-18h
Atividades Acadêmicas Complementares 20 horas

*Carga horária 60 horas

DISCIPLINA 4

Tópicos de Marketing

ELETIVA

DATA PREVISTA: JANEIRO/2020

Semana 1

PERÍODO*
13/01 (Segunda-feira) 8h30-12h30
14h-18h
14/01 (Terça-feira) 8h30-12h30
14h-18h
15/01 (Quarta-feira) 8h30-12h30
14h-18h
16/01 (Quinta-feira) 8h30-12h30
14h-18h
17/01 (Sexta-feira) 8h30-12h30
14h-18h
Atividades Acadêmicas Complementares 20  horas

*Carga Horária 60 Horas

DISCIPLINA 5

 Estratégia

OBRIGATÓRIA

DATA PREVISTA: JULHO/2020

Semana 1

PERÍODO*
13/07(Segunda-feira) 8h30-12h30
14h-18h
14/07 (Terça-feira) 8h30-12h30
14h-18h
15/07 (Quarta-feira) 8h30-12h30
14h-18h
16/07 (Quinta-feira) 8h30-12h30
14h-18h
17/07 (Sexta-feira) 8h30-12h30
14h-18h
Atividades Acadêmicas Complementares 20  horas

*Carga Horária 60 horas

DISCIPLINA  6

 Pesquisa Quantitativa I

OBRIGATÓRIA

DATA PREVISTA: JULHO/2020

Semana 2

PERÍODO*
20/07 (Segunda-feira) 8h30-12h30
14h-18h
21/07 (Terça-feira) 8h30-12h30
14h-18h
22/07 (Quarta-feira) 8h30-12h30
14h-18h
23/07 (Quinta-feira) 8h30-12h30
14h-18h
24/07 (Sexta-feira) 8h30-12h30
14h-18h
Atividades Acadêmicas Complementares 20  horas

*Carga Horária 60 horas

OUTRAS ATIVIDADES

  1. Orientação – 45 horas aula por aluno

Workshop entre pares – apresentação do projeto de estudo pelo orientador a um grupo de pares – sem a presença do aluno – 1º. Semestre de 2019

  1. Workshop de dissertação (apresentação ao longo do curso) com a presença do aluno
  • Workshop de apresentação do estágio do trabalho pelo discente – Semestre 1
  • Workshop de apresentação do estágio do trabalho pelo discente – Semestre 2
  • Workshop de apresentação do estágio do trabalho pelo discente – Semestre 3
  1. Participação em Grupos de Pesquisa do Orientador e Publicação
  1. Bancas de Qualificação: período previsto de Setembro  2019 a Junho 2020

5. Bancas de Defesa:  Até Dezembro de 2020