Casa Espírita Luiz Picelli

Entidade de Utilidade Pública - Lei 11.385 de 11/11/2021 - Maringá - PR

Nossa Doutrina - Tríade Espiritismo/Magnetismo/Apometria

O espiritismo é uma doutrina religiosa que ganhou força no século XIX, com o surgimento de diversas manifestações mediúnicas nos Estados Unidos e na Europa. Em 1855, o professor francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, que depois adotou o pseudônimo de Allan Kardec, decidiu investigar esse fenômeno aparentemente sobrenatural. Dois anos depois, ele publicou a obra O Livro dos Espíritos, que explicava os conceitos de encarnação-reencarnação, tornando-se a principal referência do meio, sendo considerado o codificador da Doutrina Espírita.

Kardec nasceu na cidade de Lyon, na França, em 1804. Antes de se tornar ícone do espiritismo, dedicou-se por muitos anos à educação, ministrando em sua casa aulas gratuitas de física, anatomia, química e astronomia, já demonstrando sua postura de filantropo. À época, escreveu também livros sobre as matérias que ensinava, por exemplo, Curso Prático e Teórico de Aritmética.

Após estudar os casos mediúnicos, Kardec percebeu que muitas respostas às perguntas sobre diferentes tipos de problemas eram divulgadas pelos espíritos, sem intervenções humanas. Segundo a Doutrina Espírita, o processo reencarnatório contribui para a evolução material-espiritual.

O espiritismo surgiu no Brasil também no século XIX. Um dos primeiros representantes da doutrina foi Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, mais conhecido como Bezerra de Menezes. Nascido na cidade Riacho Grande/CE, ele foi médico, militar, jornalista e escritor. Bezerra de Menezes conheceu a doutrina espírita após a publicação da obra O Livro dos Espíritos e começou a estudar as demais publicações de Allan Kardec. Ele se converteu à nova crença por entender que estava vivenciando o ápice da fé cristã. Em 1889, o escritor foi eleito presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB) e exerceu a tarefa de doutrinador de espíritos obsessores.

No ano seguinte, quando tornou-se vice-presidente da instituição na gestão de Francisco de Menezes Dias da Cruz, Bezerra de Menezes traduziu o livro Obras Póstumas, de Allan Kardec. Bezerra de Menezes, figura histórica para o espiritismo, desencarnou em 11/04/1900, após um acidente vascular cerebral (AVC).

Outro nome importante no espiritismo brasileiro é Francisco Cândido Xavier, mundialmente conhecido como Chico Xavier. Ele nasceu na cidade de Pedro Leopoldo/MG, em 1910, e psicografou os primeiros livros quando retornou de uma viagem aos Estados Unidos, em 1966. Ao todo, o médium mineiro psicografou dez mil cartas e 450 livros, que venderam mais de 50 milhões de exemplares. No entanto, ele cedia os direitos autorais dos livros para instituições de caridade.

Reconhecido como o maior líder espiritual brasileiro, Chico Xavier foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, em 1981 e 1982. Na ocasião, recebeu quase dois milhões de assinaturas no pedido da candidatura ao prêmio. A vida e obra do médium conquistaram o país, apresentadas nos cinemas, em filmes como Nosso Lar e Chico Xavier. Ele desencarnou em 30/06/2002, aos 92 anos. Segundo dados da polícia local, cerca de 120 mil pessoas compareceram ao seu velório, em Uberaba.

A Doutrina Espírita cresceu no Brasil nos últimos anos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 2010, mostram que há quase quatro milhões de espíritas no país. A FEB estima que 14 mil entidades estão em funcionamento em centros, hospitais e escolas.

Sobre o tema que trata do assunto Magnetismo Humano, já teríamos muito o que divulgar. Allan Kardec nos traz as 12 Revistas Espíritas, permeadas de estudos e experiências que embasaram seus 35 anos de magnetizador, lembrando que ele foi contemporâneo de Mesmer, Deleuze, Barão Du Potet, Puyseguir, La Fontaine, entre outros. Como exemplo, podemos citar:

“O magnetismo preparou o caminho do Espiritismo, e os rápidos progressos desta última doutrina são incontestavelmente devidos à vulgarização das ideias sobre a primeira. Dos fenômenos magnéticos, do sonambulismo e do êxtase às manifestações espíritas, há apenas um passo. Sua conexão é tal que, por assim dizer, é impossível falar de um sem falar do outro. Se tivermos que ficar fora da Ciência do Magnetismo, nosso quadro ficará incompleto e poderemos ser comparados a um professor de Física que se abstivesse de falar da luz. Contudo, como o magnetismo já possui entre nós órgãos especiais justamente acreditados, seria supérfluo insistirmos sobre um assunto tratado com superioridade de talento e de experiência. A ele não nos referiremos, pois, senão acessoriamente, mas de maneira suficiente para mostrar as relações íntimas das duas ciências que, na verdade, não passam de uma”. 

Revista Espírita – março de 1858.

O espiritismo liga-se ao magnetismo por laços íntimos, considerando-se que essas duas ciências são solidárias entre si. Os espíritos sempre preconizaram o magnetismo, quer como meio de cura, quer como causa primeira de uma porção de coisas; defendem a sua causa e vêm prestar-lhe apoio contra os seus inimigos.

A Apometria, desenvolvida pelo Dr. José Lacerda de Azevedo, revolucionou as possibilidades anímico-mediúnicas, abrindo novos horizontes no campo das pesquisas psíquicas. Em duas obras escritas por ele está registrado o seu legado, o qual requer, igualmente, muito estudo e a prática constante do amor e da caridade. Dr. Lacerda, como é usualmente chamado, exerceu sua profissão com amor e sapiência até o seu desencarne, ocorrido em 29/11/1997. Foi cirurgião geral, ginecologista e, por último, clínico geral. Não foi psiquiatra como muitos pensam. Exerceu, ainda magistério, na disciplina de Física, junto à Escola Técnica do Senai. Dr. Lacerda, era também formado em História Natural e Belas Artes, pela UFRGS.

Aqueles que tiveram o privilégio do convívio com o Dr. Lacerda sabem de sua sólida formação intelectual, baseada em aprofundados conhecimentos de Matemática, Física, Química, Botânica e História. Além de inteligência brilhante, cultura enciclopédica e cientista de rara genialidade, ornou seu saber com um caráter humanista e ilibada conduta moral. Foi espírita convicto e atuante desde a juventude. Realizou durante mais de 50 anos um trabalho dedicado, persistente, assíduo e profícuo na área espiritual. Viveu a Doutrina Espírita com amor e por amor. Coroou sua obra espiritual com o desenvolvimento e fundamentação científica da Apometria e a criação da Casa do Jardim em 07/03/1987, instituição espírita assistencial, com sede própria à Rua Beck, 129, em Porto Alegre/RS. Suas técnicas são utilizadas em sessões mediúnicas, gratuitamente, com muito sigilo e ética plena.

A Apometria é uma técnica completa e capaz de, por meio de mecanismos simples, atingir vários níveis de profundidade do desequilíbrio humano, realizando cortes e limpezas necessárias para a retomada do equilíbrio original de cada ser humano, buscando a homeostase organo-espiritual para que o encarnado viva mais consciente de suas práticas.

Podcasts CELP disponíveis

As dores da alma
Autores: Francisco do Espírito Santo Neto / espírito Hammed

As lições de Chico Xavier
Autor: Marcel Souto Maior

Brasil, coração do mundo, pátria do evangelho
Autores: Francisco Cândido Xavier / espírito Humberto de Campos

Coletânea do Além
Autores: Francisco Cândido Xavier / diversos espíritos

Conduta Espírita
Autores: Waldo Vieira / espírito André Luiz

Filosofia Espírita
Autores: João Nunes Maia / espírito Miramez

Justiça Divina
Autores: Francisco Cândido Xavier / espírito Emmanuel

O Espírito da Verdade (acima de 12 anos)
Autores: Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira / diversos espíritos

Palavras da Vida Eterna (acima de 12 anos)
Autores: Francisco Cândido Xavier / espírito Emmanuel

Pão Nosso
Autores: Francisco Cândido Xavier / espírito Emmanuel

Pensamento e Vida
Autores: Francisco Cândido Xavier / espírito Emmanuel

Religião dos Espíritos
Autores: Francisco Cândido Xavier / espírito Emmanuel

Renovando Atitudes
Autores: Francisco do Espírito Santo Neto / espírito Hammed

Respostas da Vida
Autores: Francisco Cândido Xavier / espírito André Luiz

Seara dos Médiuns (acima de 12 anos)
Autores: Francisco Cândido Xavier / espírito Emmanuel