Casa Espírita Luiz Picelli

Entidade de Utilidade Pública - Lei 11.385 de 11/11/2021 - Maringá - PR

Luiz Picelli - Nossa Inspiração

No dia 25 de dezembro de 1920, nasceu em Chavantes/SP, Luiz Picelli, filho de Herminia Brochi (brasileira) e Arthur Picelli (italiano), tendo como avós paternos Baptista Picelli e Philomena Dezuó e como avós maternos Arthur Brochi e Maria Pierina. Em 1945, Luiz Picelli, lavrador, casa-se com Alzira Petrelli, do lar, nascida em 06/02/1921, em Ourinhos/SP, filha de Angelo Petrelli e Adirce Garofolo.

Luiz e Alzira constituíram família e tiveram 4 filhos, Ludinei, Ludineti, Ludinir e Ludimeri, a princípio na cidade de Andirá/PR, e posteriormente em Maringá/PR, a partir de janeiro de 1959. Luiz estabeleceu comércio de varejo, chamado Mercadinho Caçula, na Av. Herval nº 259, no centro da cidade, criando um leque de amizades e carinho pela população maringaense, com seu carisma e bom trabalho.

Posteriormente, em 1970, fundou uma fábrica de ladrilhos, também com muito esmero, chamada Fábrica de Ladrilhos e Artefatos de Cimento Caçula, na Av. das Indústrias, hoje Av. Bento da Rocha Neto. Em sua nova atividade, continuou atendendo com o seu carisma peculiar e fazendo filantropias e caridades, sempre que observava a carência da população.

A família Picelli caminhava pela vida social, pautando a educação dos filhos, e abraçando causas nobres, seguindo as orientações da igreja católica. Pelos idos de 1967, iniciaram sua trajetória e estudos na Doutrina Espírita, na antiga casa espírita chamada Centro Espírita Caminheiros da Verdade, sediada na Rua Floriano Peixoto, também em Maringá.

Em 06/06/1972, Luiz Picelli deixa o legado fraterno de amor em família e amor ao próximo, voltando à pátria espiritual. A família, com os ensinamentos recebidos e fundamentados, deu continuidade ao seu legado de amor, caridade, perseverança e fé por todos estes anos.

A CELPCasa Espírita Luiz Picelli – segue o modelo de trabalho familiar, criado pela orientação de Luiz Picelli e Alzira Petrelli Picelli. Em homenagem ao legado de amor deixado por ele, a casa recebeu seu nome, atendendo a sugestão dos amigos que se somaram ao projeto. Hoje, a CELP é dirigida pela filha caçula de Luiz, Ludimeri, e também pelos familiares e amigos que compartilham das ideias semeadas por ele.

Podcasts CELP disponíveis

As dores da alma
Autores: Francisco do Espírito Santo Neto / espírito Hammed

As lições de Chico Xavier
Autor: Marcel Souto Maior

Brasil, coração do mundo, pátria do evangelho
Autores: Francisco Cândido Xavier / espírito Humberto de Campos

Coletânea do Além
Autores: Francisco Cândido Xavier / diversos espíritos

Conduta Espírita
Autores: Waldo Vieira / espírito André Luiz

Filosofia Espírita
Autores: João Nunes Maia / espírito Miramez

Justiça Divina
Autores: Francisco Cândido Xavier / espírito Emmanuel

O Espírito da Verdade (acima de 12 anos)
Autores: Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira / diversos espíritos

Palavras da Vida Eterna (acima de 12 anos)
Autores: Francisco Cândido Xavier / espírito Emmanuel

Pão Nosso
Autores: Francisco Cândido Xavier / espírito Emmanuel

Pensamento e Vida
Autores: Francisco Cândido Xavier / espírito Emmanuel

Religião dos Espíritos
Autores: Francisco Cândido Xavier / espírito Emmanuel

Renovando Atitudes
Autores: Francisco do Espírito Santo Neto / espírito Hammed

Respostas da Vida
Autores: Francisco Cândido Xavier / espírito André Luiz

Seara dos Médiuns (acima de 12 anos)
Autores: Francisco Cândido Xavier / espírito Emmanuel